Manutenção: Rolamentos

Seus rolamentos são parte mais com exatidão fabricada de seu skate, com folgas e tolerâncias consideravelmente menor que 1/1000th de uma polegada. Que quer dizer que um único fio de cabelo é mais grosso que a folga entre as esferas e os cursos percorridos dentro do rolamento, e um fio de cabelo o entupirão tornando-os lentos. Quando eles estão sujos, você notará eles não giram livremente quando você dá pancada leve em a roda e você também pode notar eles ficam ruidosos. A este ponto você tem duas opções: limpar seus rolamentos ou substitui-los.

 

AVISO! Não continue a usar rolamentos que não giram livremente em seu skate. Se você continuar a andar com eles muito sujos, você corre o risco de danificar permanentemente. A sujeira em seus rolamentos causará desgaste de suas esferas, aumento de fricção, causando calor extra, e eventualmente pode causar o "congelamento" ou parada repentina. Se isto acontece a seus rolamentos, o skate parará repentinamente, causando-o quedas. Então mantenha-os limpos, secos e devidamente lubrificados.

 

Instruções de manutenção

Mantenha seus rolamentos livre de sujeiras, água, e lubrificado. A água enferrujará seus rolamentos e sujeira destruirá a lisura do acabamento formidável em suas cursoss de rolamento, aumentando fricção.

 

Limpe seus rolamentos quando eles se tornarem sujos ou ruidosos, com produto de limpeza mais ecologicamente amigável, para dissolver óleo, graxa, e retirar sujeira do aço, plástico e superfícies de borracha. Nós tentamos muitos produtos de limpeza e solvente e muitos deles podem ser usados com segurança. Produtos de limpeza baseados em cítricos funcionam bem, mas eles tendem a deixar atrás um resíduo leve.

Solvente são perigosos usar, mas freqüentemente fornecem uma solução superior ao limpar rolamentos muito sujos. Se você usa um produto de limpeza a base de água, como um produto de limpeza cítrico ou um detergente, esteja seguro de secar seus rolamentos IMEDIATAMENTE e então utilize lubrificante para prevenir ferrugem.

Se você usa um produto de limpeza com solvente, use luvas de borracha e trabalhe em uma área segura e bem ventilada. Quando você  terminar, por favor lembre-se de depositar seu solvente num local seguro, ecologicamente soa de maneira correta.

Não adicione óleo, isso irá sujar seus rolamentos. Não limpará o rolamento, mas meramente lava a sujeira existente no rolamento. Parece que eles rolam mais rápido inicialmente, mas na realidade você só espalha a sujeira em volta, e ainda irá arruinar a alta precisão de rolagem das superfícies de seus rolamentos. Limpe seus rolamentos antes de lubrificando-los.

Instruções de limpeza

Manutenção: Rolamentos

Retire suavemente a capa de borracha com um alfinete ou a ponta de uma faca pequena. Deverá sair facilmente, então os maneje suavemente, não os dobre nem corte. Se seus rolamentos possui capas em ambos os lados, assegure-se de retirar com cuidado. Tenha cuidado para não dobrar nem rasgar as capas ao retira-las. Capas dobradas não irão servir corretamente e podem permitir contaminação dos rolamento. Não use solvente para limpar as capas de borracha! Somente limpe as capas com água ensaboado quente e um pano limpo. Assegure-se de que as capas estão completamente limpas e secas antes que recolocar.

Remoção opcional da grade: Você pode limpar seus rolamentos completamente retirando a grade de retenção das esferas. Para retirar essa grade, pegue um clipe endireitado ou objeto semelhante e coloque-o nos espaços entre os assentos das esferas, então empurre a grade para fora. Empurrar por outro lado em várias manchas diferentes é freqüentemente útil. É recomendado somente empurrando para fora, caso contrário, irá danificar as cavidades das esferas, arruinando sua superfície. Desse modo, no mínimo, vai criar mais vibração e um rolamento mais lento, ou ainda, uma falha no rolamento inteiro. Quando você retira a grade, as esferas todas podem mudar para um determinado lado e em alguns casos, podem cair completamente para fora dos anéis.

Limpe seus rolamentos e suas grades de retenção das esferas: Se você escolheu retirá-los, encharque-os em sua solução de limpeza num pote de metal. (Não é recomendado vidro, porque é fácil de quebrar, mas está ciente que alguns plásticos podem derreter com alguns solventes, então esteja seguro de usar um adequado). Use luvas de borracha e proteção de olho. Suavemente agite o pote fazendo a solução lavar todo o rolamento. Substitua sempre a solução suja por solução limpa até que a solução fique completamente limpa.

Seque seus rolamentos: Retire os rolamentos e as grades de retenção das esferas da solução de limpeza e seque imediatamente. É recomendado um jato de ar comprimido para assegurar-se toda a sujeira, graxa, solvente, produtos de limpeza, etc. saíram dos anéis internos do rolamento e nenhuma água foi deixado. Faça cuidadosamente, a fim de não receber os agentes de limpeza nos seus olhos nem em qualquer lugar, mas sobre um pano em sua área de trabalho.

Reinstale suas grades: Se você retirou as grades de retenção das esferas, use o clipe para acomodar as esferas corretamente e então coloque a grade de modo que cada esfera esteja sobre seu devido lugar. Então, suavemente instale os anéis das grades de volta em seu lugar. Uma vez você tem todos os anéis instalados de volta em seus rolamentos, verifique cada rolamento esta seguro e  gire livremente. Se, não repita seu ciclo de limpeza ou substitua o rolamento.

Lubrifique seus rolamentos: Não use seus rolamentos sem nenhum lubrificante porque eles "giram mais rápido sem lubrificante". Embora isto é parcialmente verdadeiro numa maneira geral, usando seus rolamentos sem lubrificante vai causar falhas rapidamente e seu rolamento poderá travar, e isso é algo que você não vai querer que aconteça!

Reinstale as capas de borracha limpas: Coloque cada uma no lado aberto de cada rolamento limpo onde as esferas são visíveis. Esteja seguro que os lados marcados em cada capa estejam corretos, então pressione as capas de borracha suavemente em seu devido lugar usando seu polegar em uma ação contínua. Examine o anel ao redor da área interna e tenha certeza que não há nenhuma irregularidade na superfície da capa de borracha. Se houver, corra seu polegar ao redor para deixar plano. Siga este procedimento para ambos os lados do rolamento. Gire cada rolamento nos seus dedos para distribuir a lubrificação por todo interior do rolamento. Use luvas de borracha para prevenir ferrugem.

Reinstale seus rolamentos: Ao instalar rolamentos em suas rodas, tenha cuidado não usar uma ferramenta que fará pressão direta na capa de borracha nem na parte interna apenas. Amassar a capa vai causar fricção e lentidão em seu rolamento. Use uma prensa ou uma ferramenta adequada para pressionar somente no anel exterior de seu rolamento durante inserção. Use uma prensa de rolamento ou seu eixo para pressionar os rolamentos de volta em suas rodas. Esteja certo de verificar que seus rolamentos estão alinhados adequadamente de modo que suas rodas girem livremente, sem fazer barulho, e suavemente, caso contrário, você terá corrigir o posicionamento correto e paralelo dos rolamentos na sua roda.

Se eles ainda não giram suavemente e sem fazer barulho, você terá que refazer o processo de limpeza, ou então substituir esse componente, antes de usar o rolamento em sua roda.

 

Concernente Uso de Competição

Rolamentos de alta precisão atingem seu melhor desempenho depois de aproximadamente uma hora de uso num ambiente limpo.

 

A nota: Nós tentamos prever qualquer possível problema que você pode ter durante seu processo de limpeza, e então estas instruções podem parecer complicadas a princípio. O processo de limpeza de rolamento é lógico e simples, e você não deve ter nenhum problema.